13 de dezembro de 2023
Após reunião realizada nesta quarta-feira (13/12), o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou nova redução da Taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 12,25% para 11,75% ao ano. Esse foi o quarto corte consecutivo dessa magnitude nos juros básicos da economia.
Em comunicado sobre a decisão, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário no país.
A ABRAINC avalia que a redução é uma medida positiva para o crescimento econômico do país e também para o setor imobiliário, considerando que uma taxa de juros elevada pode exercer impactos negativos sobre o custo dos financiamentos, afetando diretamente o acesso à habitação.
A entidade ressalta, ainda, a importância de minimizar o impacto dos juros elevados no custo de capital das empresas, especialmente aquelas que dependem de financiamentos para seus projetos. Juros altos podem resultar em custos mais elevados para a população, dificultando a geração de empregos e o crescimento econômico do país.
Para o presidente da ABRAINC, Luiz França, o setor necessita de medidas contínuas que promovam a redução das taxas de juros e incentivem o acesso ao crédito para compradores de imóveis. “Essas medidas não beneficiariam apenas o ramo imobiliário, mas também contribuiriam para o progresso econômico e social do Brasil, tornando os financiamentos habitacionais de médio e alto padrão mais acessíveis”, explica.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!