20 de setembro de 2023
Após reunião realizada nesta quarta-feira (20/09), o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou nova redução da Taxa Selic em 0,5 p.p, de 13,25% para 12,75% ao ano.
Esse foi o segundo corte consecutivo de 0,5 ponto dos juros básicos da economia, que faz a Selic chegar ao menor patamar dos últimos 16 meses. A decisão foi unânime, todos os diretores votaram pela redução.
A ABRAINC considera positiva a redução, e avalia que continuidade na queda dos juros é imprescindível, pois a incorporação imobiliária e o acesso à moradia são notoriamente afetados pela Selic. Também é necessário minimizar o impacto adverso dos juros elevados no custo de capital das empresas, em especial aquelas que dependem de financiamentos para a concretização de seus projetos. Os juros altos resultam em custos mais elevados para a população, traduzindo-se em um obstáculo significativo para a geração de empregos e o crescimento econômico do país.
O presidente da ABRAINC, Luiz França, reitera a necessidade de medidas contínuas que promovam a redução das taxas de juros e estimulem o acesso ao crédito aos compradores de imóvel. “Uma estratégia que não beneficiará apenas o setor imobiliário, mas também contribuirá para o progresso econômico e social do Brasil. Esta redução se mostra essencial para tornar os financiamentos habitacionais de médio e alto padrão mais acessíveis”, explica o executivo.
Redação ABRAINC
Foto de capa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!