13 de novembro de 2025

A ABRAINC marcou presença nesta terça-feira (12/11) na COP30, com uma agenda repleta de compromissos voltados à promoção da sustentabilidade e à descarbonização da construção civil. A comitiva da entidade na Cúpula do Clima contou com as presenças do presidente Luiz França, do conselheiro Victor Almeida (presidente do Conselho da Pacaembu Construtora), do presidente da ADN Construtora, Pedro Donadon, e do diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da ABRAINC, Vladimir Iszlaji.
No primeiro compromisso do dia, o presidente da entidade, Luiz França, participou do painel de abertura do Pavilhão de Cidades e Regiões, ao lado de representantes de governos, organismos internacionais e lideranças do setor público e privado.
O painel contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho; da diretora executiva da ONU-Habitat para a América Latina e Caribe, Anaclaudia Rossbach; de Katrin Stjernfeldt Jammeh, prefeita de Malmö (Suécia) e presidente do ICLEI – Local Governments for Sustainability e outras diversas autoridades internacionais.
O debate abordou os desafios e oportunidades do planejamento urbano sustentável e o papel estratégico do Brasil na construção de um futuro com cidades mais resilientes, inclusivas e de baixo carbono, reforçando o protagonismo do país na agenda climática global.
Na sequência, a ABRAINC participou da assinatura do Acordo de Cooperação para a criação da Rede Nacional de Inovação para a Habitação Sustentável, em parceria com o Ministério das Cidades, a ABRAMAT, o CBCS e outras instituições do setor. A iniciativa tem como objetivo acelerar a descarbonização da construção civil e promover a inovação voltada à habitação sustentável, no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

Reunião com dirigentes do ICLEI, rede global que conecta mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável
A ABRAINC também participou de reuniões bilaterais com organizações nacionais e internacionais, como a ONU-Habitat, fortalecendo a cooperação entre as instituições para o desenvolvimento de políticas e projetos voltados a cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes; o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade - rede global que conecta mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável e a ação climática de baixo carbono; e o CDP (Carbon Disclosure Project) — entidade global que apoia empresas e governos na gestão e redução de impactos ambientais.

Adesão da ABRAINC à Coalizão Habitação Net Zero 2050, iniciativa liderada pela CAIXA
Fehando a agenda do dia, Luiz França participou de evento no estande da CAIXA, onde assinou a adesão da ABRAINC à Coalizão Habitação Net Zero 2050, iniciativa liderada pelo banco que busca promover práticas mais sustentáveis no setor habitacional, para a descarbonização da cadeia de construção até 2050.
“A COP30 é uma oportunidade ímpar para o Brasil mostrar seu protagonismo na agenda climática global. O setor da construção civil tem um papel fundamental na transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável, e estamos trabalhando para transformar esse potencial em resultados concretos”, destacou Luiz França.
Redação ABRAINC
COP30
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!



