19 de maio de 2025
[Conteúdo patrocinado]
A faixa 4 do programa MCMV amplia o alcance para famílias com renda mensal de até R$12mil, incluindo um público que antes financiava imóveis sem subsídios governamentais, no entanto, o novo contexto impõe desafios importantes neste momento em que o setor busca alternativas para manter o ritmo de produção e venda de imóveis, especialmente dentro do escopo do MCMV Faixa 4.
O desafio é como criar formas práticas e estratégicas de atrair investimentos para o segmento, mesmo com a Selic em alta e escassez de funding, qual o papel da indústria de seguros dentro de uma estruturação financeira inteligente que possa contribuir para atrair investimentos no cenário atual:
Reduzindo o risco percebido
Investidores buscam previsibilidade e mitigação de riscos. O uso estratégico de seguros como: risco de engenharia, performance bond e garantia de entrega aumentam a bancabilidade dos projetos, o que pode facilitar a entrada de capital privado ou institucional.
A Wiz Corporate possui vasta experiência em MCMV, oferecemos pacotes de seguros ajustados à lógica de funding, garantindo segurança jurídica e operacional para todos os envolvidos.
Estruturação de modelos alternativos de captação de investimentos
Securitização com estrutura garantida por seguros. Recebíveis imobiliários como carteira de vendas ou repasses futuros podem ser estruturados em CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários), com apólices de seguro para mitigar riscos de inadimplência. Isso torna os papéis mais atrativos à fundos e investidores institucionais. Além de parcerias com fundos de investimento imobiliário (FIIs).
A partir de estruturas com garantias reais, seguros e cláusulas bem definidas, é possível criar produtos de renda fixa ou variável com atratividade mesmo num cenário de juros altos.
Atratividade ESG e impacto social
O setor de habitação popular, especialmente via MCMV, possui alto impacto social positivo — um atrativo para investidores com mandatos ESG. A estruturação de projetos com métricas claras de impacto social (número de famílias atendidas, geração de emprego etc.), facilita a captação de recursos de fundos internacionais e bancos de desenvolvimento.
Governança e Transparência
A criação de modelos de governança clara, relatórios de risco e acompanhamento de obras por sistemas especializados, fortalece a confiança de investidores.
A gestão profissional dos seguros, sinistros e riscos dá visibilidade e controle, permitindo que investidores acompanhem indicadores críticos da operação. Com a experiência no MCMV, podemos contribuir tecnicamente com modelagens que atendam tanto o setor público quanto o privado.
A indústria de seguros pode se posicionar como ferramenta de mitigação de risco e viabilização de negócios imobiliários, aumentando a atratividade e a segurança para investidores, incorporadoras e consumidores em um cenário de juros altos e funding restrito.
[Conteúdo patrocinado pela Wiz Corporate]
Wiz Corporate
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!