29 de julho de 2024
[Conteúdo patrocinado]
Por Sérgio Wriedt
Diretor de Novas Instalações da Atlas Schindler
O segmento da construção civil no país vem, ao longo dos últimos anos, demonstrando força e resiliência frente às incertezas políticas e econômicas nos mercados doméstico e mundial.
Sérgio Wriedt
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua projeção de crescimento para a economia brasileira e estima que deva ser de 2,2% neste ano, um aumento de 0,5 ponto percentual em relação à previsão de janeiro, que era de 1,7%. Além disso, de acordo com o último relatório ‘Perspectiva Econômica Global’, divulgado em abril, o consumo das famílias, principal motor da economia nacional, deve continuar crescendo, impulsionado pela melhora do mercado de trabalho e da renda.
No Brasil, fazer previsões é andar por terrenos movediços e, apesar de cautelosos, os principais analistas do mercado demonstram otimismo com base nessas mesmas projeções. Se considerarmos em detalhe o setor da construção, também devem ser levadas em conta a redução das taxas de juros e as adequações previstas para o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
A expectativa, portanto, é positiva em relação à procura por imóveis para moradia ou investimento. De acordo com projeções da CBIC, vislumbra-se um crescimento de 2,3% do PIB do segmento de construção civil. Como parte integrante dessa cadeia, a indústria de transporte vertical acompanha de perto esse movimento que se intensifica também a partir da verticalização, resultado do adensamento populacional nas cidades, seguido pelo aumento da expectativa de vida que impõem suas necessidades de mobilidade.
Sustentabilidade e inovação
De acordo com especialistas, 80% dos edifícios que estarão disponíveis em 2050 já existem hoje, o que leva a crer que o uso racional e sustentável dos recursos será uma questão cada vez mais central no mercado imobiliário. No Brasil, esse já é um tema tratado com seriedade pelo setor da construção civil. Segundo o Green Building Council Brasil (GBC), o país ocupa a quarta posição no ranking de empreendimentos com certificação LEED, que determina as melhores práticas de sustentabilidade, conforto, saúde e bem-estar nas construções.
Nesse sentido, a indústria de elevadores tem sido uma grande aliada de construtoras e incorporadoras na missão de desenvolver edifícios cada vez mais eficientes e sustentáveis, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades. Como líder nacional do setor, a Atlas Schindler tem o compromisso de somente disponibilizar ao mercado produtos que consumam menos energia do que suas versões anteriores e que estejam classificados na categoria “A” de eficiência energética. Adicionalmente, por meio do investimento em inovação, a empresa desenvolve tecnologias que trazem ganhos complementares, como a dos elevadores modulares, que possuem comando regenerativo que devolve a energia residual do equipamento para reutilização em outras atividades do edifício.
Os avanços tecnológicos também contribuem para garantir um gerenciamento de tráfego de pessoas organizado dentro dos condomínios. O Schindler PORT, por exemplo, é uma tecnologia da Atlas Schindler que otimiza a circulação de pessoas nos elevadores, garantindo um transporte rápido, seguro e confortável aos usuários. Além disso, essa solução conta com a função ECO, que coloca o equipamento em modo stand by ao identificar inatividade, contribuindo também para a redução do consumo de energia pelos equipamentos.
Já o Schindler Ahead, solução que conecta elevadores e escadas rolantes à internet, está revolucionando o segmento ao possibilitar o monitoramento dos equipamentos 24 horas por dia, sete dias por semana. Os dados coletados são transformados em informações relevantes e detectam sintomas que permitem uma atuação mais assertiva da equipe de técnicos e especialistas da Atlas Schindler para oferecer maior disponibilidade dos equipamentos para os clientes. Com o Schindler Ahead é possível realizar uma intervenção remota bem-sucedida, sem a necessidade de enviar um técnico até o local, reduzindo deslocamentos e emissões de CO2 e garantindo maior agilidade no atendimento ao cliente.
Em campo, a montagem dos elevadores com o Schindler R.I.S.E., sistema robótico desenvolvido pela Schindler, reduz em até 65% o tempo na primeira etapa de instalação dos elevadores na obra. Essa tecnologia de ponta atua no processo de medição, furação e colocação dos chumbadores necessários para instalação segura do equipamento no poço do elevador. O seu uso aumenta significativamente a eficiência na entrega dessa etapa do projeto, permitindo uma montagem mais ágil, segura e precisa.
Para além da entrega de produtos e serviços mais eficientes e sustentáveis, a fábrica da Atlas Schindler, localizada na cidade de Londrina, Paraná, também segue uma política de sustentabilidade baseada nas regulamentações ambientais locais e é certificada pela ISO 14001, conjunto de normas que orienta as ações de sustentabilidade das companhias. E, para garantir a implementação dessas ações em toda cadeia, nossos fornecedores e parceiros também são orientados a seguir essas diretrizes.
Por fim, a unidade de Londrina também é referência em gestão de resíduos. Atualmente, 95% dos resíduos de produção da fábrica são reciclados, assim como os componentes e produtos são embalados com materiais ecologicamente corretos e recicláveis, como papelão e madeira.
Caminhando ao lado do setor
Considerando as expectativas de crescimento para o setor de construção civil e seus desafios para o futuro, a Atlas Schindler tem investido no fortalecimento de suas operações. O biênio 2023 e 2024 marca um investimento histórico na aquisição de ferramental para montagem de elevadores. O material adquirido conta com ferramentas de segurança, kits de instalação, guinchos e uma série de dispositivos com tecnologia patenteada para uma montagem ideal e segura dos equipamentos.
Além disso, cientes de nosso papel fundamental para o desenvolvimento dos profissionais que atuam no setor de transporte vertical, a companhia criou um modelo de capacitação dedicado a este mercado, possibilitando a abertura de novas frentes de montagem. São mais de 500 pessoas em treinamento, dedicadas ao aumento de nossa capacidade de instalação, garantindo um atendimento de qualidade, ágil e seguro aos nossos clientes.
Todas estas ações estão em linha com valores que são fundamentais para a Schindler: o atendimento de excelência voltado ao cliente, o investimento em pessoas e a prestação de serviço com qualidade e segurança. Estes pilares permitiram que a Schindler chegasse aos 150 anos transportando 2 bilhões de pessoas por dia no mundo com conforto e segurança. Adicionalmente, os investimentos em pesquisa e tecnologia, processos produtivos mais eficientes e sustentáveis, sistemas avançados de controle e melhorias na segurança, garantiram à Atlas Schindler a liderança nacional do segmento, atingindo a marca de 250 mil elevadores instalados no País, uma contribuição singular ao desenvolvimento de nossas cidades e à qualidade de vida dos brasileiros.
[Conteúdo patrocinado pela Atlas Schindler]
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!