18 de junho de 2024
[Conteúdo patrocinado]
*Por Eduardo Pires, diretor de produtos para Construção da TOTVS
O setor da construção desempenha um importante papel na economia nacional, sendo responsável por milhares de postos de emprego, incentivando o surgimento de novos negócios. Diante da melhora no cenário econômico nos últimos meses, com a redução gradual da taxa de juros e as mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida, a expectativa é que o setor encontre um ambiente ainda mais favorável para os negócios este ano.
Neste contexto, para que as empresas do setor se mantenham competitivas e eficientes, o investimento em tecnologia é essencial. Sem dúvidas, ferramentas digitais vêm ganhando cada vez mais espaço na estratégia da cadeia de construção como um todo, no curto e longo prazos, e a previsão é de que o movimento seja ainda mais intenso nos próximos anos.
De acordo com o estudo “Produtividade e Oportunidades para a Cadeia da Construção Civil”, elaborado pela Deloitte e divulgado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), as empresas do segmento devem aumentar os investimentos em tecnologia em 10%. Por isso, não podemos deixar de esperar por novidades nos próximos anos para a construção e setor imobiliário de maneira geral. Alguns temas já estão na pauta e ganham ainda mais força neste ano. Falo mais sobre eles abaixo:
Inteligência Artificial na Construção
Uma das maiores revoluções tecnológicas da década, a Inteligência Artificial também tem diferentes aplicações no segmento de construção e deve ser cada vez mais incorporada ao dia a dia do setor. De acordo com um levantamento da ABRAINC e da Brain Inteligência Estratégica, 19% das empresas do setor imobiliário já utilizaram alguma ferramenta de IA; e, ainda, das empresas do setor que utilizam IA, 71% avaliaram o seu impacto como positivo.
Ou seja, existe um grande potencial de uso desta inovação na construção nos próximos anos. As ferramentas de IA podem, por exemplo, auxiliar na otimização da obra quando aplicadas no planejamento, projeto, gestão de recursos, execução, correção e prevenção de erros, ou seja, auxiliando na tomada de decisão. Para incorporadoras e imobiliárias, a IA pode ser uma ótima ajuda na gestão do relacionamento com os clientes e no pós-venda.
CRM na Construção
Atrelado ao anterior, está o investimento nas estratégias de marketing e vendas. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar um novo cliente e garantir sua satisfação pode ser um ponto crucial para a conversão e fidelização. Diante disso, cada vez mais empresas do setor da construção têm aderido a ferramentas importantes e estratégicas como o CRM, por meio do qual as organizações conseguem garantir uma jornada integrada do lead no seu negócio, desde a sua captação até a conversão e pós-venda.
Ao reunir diferentes dados, plataformas de CRM auxiliam em etapas como gestão de leads e oportunidades, gestão do relacionamento com o cliente, elaboração de estratégias de comunicação e marketing, automação de forças de vendas e produção de relatórios inteligentes. Algumas soluções pensadas para o setor também permitem que os clientes acompanhem toda a sua jornada de compra, checando, por exemplo, o status do seu contrato e o andamento da obra. Além de garantir maior satisfação dos clientes, estes sistemas também ajudam na otimização e produtividade das equipes.
Agenda ESG
Um importante tema que vem sendo debatido no setor é a preocupação com a agenda ESG. Cada vez mais conscientes do impacto que as suas atividades geram no ambiente, diferentes players do setor da construção têm se mobilizado para aderir a práticas mais responsáveis em relação ao meio ambiente. Isso envolve desde o descarte correto de resíduos, até o desenvolvimento e uso de materiais e técnicas mais sustentáveis, uso de energia renovável e práticas de gestão mais transparentes e éticas. A expectativa é de que esta pauta seja ainda mais frequente no segmento nos próximos anos.
O mercado da construção abrange uma grande quantidade de empresas, dos mais variados portes e nichos, o que torna a competitividade e o dinamismo do setor cada vez maiores. Isso exige das organizações uma maior adaptabilidade, e o investimento em inovação pode ser vital para se sobressair. É importante ficar atento às tendências do segmento para este ano, com destaque para o potencial da tecnologia na área.
[Conteúdo patrocinado pela TOTVS]
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!