Com a constante mudança do perfil de consumidores, novas tecnologias surgem para facilitar o dia-a-dia das construtoras e melhorar a experiência do cliente, que vai além da aquisição de um novo imóvel, tendo início desde o primeiro contato com a marca, disposição de informações e contrato.
Uma reclamação constante dos consumidores é não conseguir entender o “juridiquês”, usado pelo corpo jurídico das empresas, sendo muitas vezes necessária a mediação de um advogado, que pode provocar o afastamento do cliente da empresa. Pensando em desburocratizar o processo, a construtora e incorporadora Vitta Residencial lança o contrato de compra e venda eletrônico em Legal Design. O conceito é inspirado no design thinking, abordagem criativa que visa melhorar a experiência do usuário por meio de uma linguagem simples, inserção de desenhos, links e muito mais.
“Nossos clientes relataram que tiveram uma ótima experiência com o nosso novo modelo de contrato. Não só entenderam as cláusulas, como também apontaram novas ferramentas que podemos inserir para que fique ainda mais fácil de encontrar e interpretar as informações. Com isso, o nosso contrato foi reduzido em mais de 40% de tamanho, sem deixar de lado os dados necessários para o cliente”, explica Gilson Santoni Filho, head jurídico de Bild Desenvolvimento Imobiliário.
Com isso, a construtora Bild Desenvolvimento Imobiliário, do mesmo grupo de Vitta, vai disponibilizar a partir de junho de 2022 o modelo de contrato online e em Legal Design, a fim de estreitar os laços com o cliente e levar mais inovação e tecnologia para a fase de finalização da compra.
“Além do contrato de compra do imóvel, nossa iniciativa atinge ainda as manifestações e recursos das ações judiciais existentes, contratos com empreiteiros, aquisição de áreas visando futuras construções, contratos com fornecedores de serviços e outros”, comenta José Luiz Camarero Neto, sócio diretor de Bild e Vitta.
Atualmente, as empresas do grupo impactam um total de 4 milhões de habitantes, presentes em mais de 41 cidades, pretendem atingir mais de 7 milhões de pessoas nos próximos anos. Para isso, as marcas têm investido em tecnologia e inovação na área da construção civil, a fim de facilitar a compra da tão sonhada casa própria.
“Nosso contrato eletrônico não vai se restringir apenas à mudança do contrato para um formato mais inteligível para o consumidor final. Ele vai abranger desde as tratativas iniciais até a assinatura do contrato, ou seja, toda a jornada do consumidor na empresa foi revista para que pudéssemos trazer soluções práticas e eficazes para o consumidor”, finaliza Neto.
Fonte: Rio Preto News