27 de novembro de 2024
No final de setembro, a Construtora Tenda anunciou o projeto vencedor da edição de 2024 de seu programa interno de intraempreendedorismo. A iniciativa tem como objetivo incentivar a colaboração, a experimentação e a inovação entre os colaboradores da empresa, promovendo o desenvolvimento de soluções criativas que visam aprimorar e otimizar processos internos.
Na edição de 2024, o tema central foi "desburocratização dos processos", estimulando a criação de soluções para otimizar a operação da Tenda e reduzir a burocracia tanto interna quanto para os clientes.
O projeto vencedor esse ano foi o SimpliFRE, desenvolvido por um grupo multidisciplinar de 11 colaboradores das áreas de Negócios, Implantação, Legalização e Crédito Imobiliário. A proposta se destacou pela inovação ao simplificar o preenchimento da Ficha Resumo do Empreendimento (FRE), otimizando os processos e gerando uma economia significativa para a empresa.
O SimpliFRE padroniza as informações inseridas nos Quadros NBR da FRE por meio de automação, eliminando pendências e erros frequentes no processo manual. Com isso, a equipe projeta economia anual de R$ 260 mil a partir da internalização de processos terceirizados e uma redução significativa no tempo de execução dessas atividades, passando de 5 dias úteis para apenas 1 hora. Além disso, o tempo de liberação da FRE foi reduzido de 2 dias úteis para 30 minutos, permitindo uma contração mais ágil e eficiente.
Elizabeth Lopreato, gerente Inovação e Novos Negócios da Tenda, explica que “o principal ganho do projeto é a possibilidade de antecipação do prazo para contratação da obra com a Caixa em 45 dias, sendo que antes poderia ocorrer postergação de caixa por atraso de contratação”.
O programa estimula a criação de soluções criativas para os desafios reais enfrentados pela empresa, incentivando a participação ativa de colaboradores de todas as áreas. Ao longo do processo, os participantes passam por diversas etapas, que incluem workshops de ideação, sessões de mentoria com coordenadores e gerentes, e a oportunidade de apresentar seus projetos a um júri composto por diretores da Tenda.
Também, oferece uma trilha de desenvolvimento estruturada, culminando em eventos especiais, como o "Dia T", onde as equipes finalistas têm a chance de apresentar suas propostas. Os projetos finalistas são então acelerados, permitindo que as ideias se transformem em soluções práticas que impactam diretamente a operação da empresa, já o projeto vencedor, além disso, leva para casa uma premiação em dinheiro. Desde seu lançamento em 2021, o programa tem sido essencial para impulsionar a inovação e promover a melhoria contínua de processos, produtos e serviços dentro da Tenda.
O impacto do projeto vai além dos números: ele promoveu um melhor entendimento entre as diferentes áreas envolvidas no processo, fortalecendo a colaboração interna e facilitando o trabalho em equipe.
Para Elizabeth, “o programa é uma iniciativa que coloca o colaborador no centro da inovação. Esse projeto não apenas gera soluções práticas para desafios complexos, como também incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos envolvidos, promovendo reconhecimento e visibilidade”.
A executiva da Tenda ressalta ainda que “o SimpliFRE é um exemplo claro de como a colaboração e a curiosidade de nossa gente são capazes de transformar processos e gerar impacto real na nossa operação”. Além disso, a companhia acredita que ideias como essas são fundamentais para que a companhia continue inovando e se destacando no mercado. Elizabeth ressalta que, “neste ano, todas as ideias finalistas tiveram incentivo para continuar se desenvolvendo, mesmo após a final do programa".
Com isso, o programa de intraempreendedorismo da Tenda tem como objetivo transformar os colaboradores em agentes de mudança, oferecendo acesso e vivência prática em métodos e ferramentas de inovação, e estimulando a criação de soluções criativas voltadas para a transformação e evolução contínua de processos, produtos e serviços.
Sobre a Tenda
A Tenda (B3: TEND3) é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Com foco em habitação econômica, atua em dez regiões metropolitanas do Brasil, com empreendimentos voltados para as faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida. Ao longo de sua bem-sucedida trajetória, a companhia já propiciou a mais de 160 mil famílias a conquista da casa própria.
Informações para a imprensa - FSB Comunicação
Gabriel Batalha – gabriel.batalha@fsb.com.br
Felipe Aragonez – felipe.aragonez@fsb.com.br
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!