3 de julho de 2025
O presidente da ABRAINC, Luiz França, participou na segunda-feira (30/6) do Summit Imobiliário 2025, promovido pelo Estadão e Secovi-SP.
Durante sua participação, França abordou os desafios do setor diante de um cenário macroeconômico ainda marcado por juros elevados. Apesar disso, destacou que os empresários seguem confiantes e que o investimento em imóveis continua se mostrando uma alternativa sólida e atrativa.
Como exemplo, ele apresentou dados do mercado paulista: nos últimos cinco anos, o retorno médio anual com aluguel e valorização dos imóveis em São Paulo foi de 19,9%, superando amplamente a taxa Selic no mesmo período, que teve média de 8,6% ao ano.
França explicou ainda que o imóvel no Brasil ainda pode ser considerado barato. Além disso, ele afirmou que, ao considerar a compra de um imóvel, não se deve olhar apenas para a taxa de juros do momento, mas sim para a capacidade de pagamento, especialmente porque o bem representa um sonho de consumo.
O executivo destacou que, no caso da taxa de juros, existe a possibilidade de portabilidade: é possível, futuramente, migrar o financiamento para outra instituição com condições mais vantajosas. “Já em relação à valorização do imóvel, não há como controlar. Se os preços continuarem subindo acima da inflação, é possível que o comprador perca a capacidade de adquirir o mesmo imóvel no futuro”, ressaltou.
Expectativa para o segundo semestre
Para o presidente da ABRAINC, o segundo semestre deve ser forte no setor imobiliário brasileiro. Um dos motivos é a questão demográfica: a população tem formado poupança para adquirir imóveis e os casamentos estão acontecendo mais tarde, o que adia a compra da casa própria. “Esses elementos reforçam a expectativa de que o segundo semestre de 2025 continue positivo para o setor”.
Também participaram do painel Cláudio Carvalho, associado ABRAINC, CEO e sócio da AW Realty Incorporadora; Sandro Gamba, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip); e Ely Wertheim, presidente executivo do Secovi-SP.
Redação ABRAINC, com informações do Estadão
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!