24 de março de 2025
O último painel do Summit CBIC Norte-Nordeste avaliou o cenário econômico brasileiro e seus reflexos sobre o mercado imobiliário, oferecendo uma perspectiva de como os desafios nacionais influenciam os negócios do setor nas regiões Norte e Nordeste. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), na sede da Federação da Indústria do Estado do Ceará (FIEC), o evento recebeu autoridades, especialistas, dirigentes e empresários do setor na região nos dias 20 e 21 de março, na cidade de Fortaleza (CE).
Renato Lomonaco, diretor Econômico da ABRAINC, destacou durante o painel as principais mudanças e perspectivas econômicas e suas repercussões no mercado imobiliário no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, trazendo insights valiosos para o setor.
Lomonaco explicou que o empresário do segmento MAP está mais cauteloso na compra de terrenos, mas isso não é necessariamente um problema, pois grande parte das empresas associadas à ABRAINC possui um bom landbank. Ele também destacou a atratividade do investimento imobiliário. "Se analisarmos uma média de cinco anos, a valorização dos imóveis e o rendimento dos aluguéis têm superado a taxa Selic".
A importância da construção civil para a economia também foi abordada por Lomonaco. Ele destacou que nos últimos quatro anos, o setor cresceu 21%, enquanto o PIB avançou 10%. "Se a construção desacelerar, inevitavelmente o PIB será impactado", alertou. No Nordeste, ele apontou um crescimento expressivo para o segmento: "O mercado imobiliário nordestino mudou de patamar nos últimos dois ou três anos. Em Fortaleza, por exemplo, o metro quadrado valorizou de R$ 9.000 para R$ 10.700", ressaltou.
Ely Wertheim, vice-presidente de Indústria Imobiliária da CBIC e presidente executivo do Secovi-SP, e Sandro Gamba, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito (Abecip), também participaram do painel.
Redação ABRAINC, com informações da CBIC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!