5 de junho de 2024
A ABRAINC debateu, na manhã desta terça-feira (04/06), temas como funding, tributação, projetos para impulsionar o MCMV e novos investimentos na habitação no "Summit ABRAINC 2024 - Inovação e Liderança na Incorporação Imobiliária". O evento recebeu mais de 500 pessoas e contou com a participação de importantes empresários do setor, economistas e políticos.
Presidente da ABRAINC, Luiz França
Na abertura do evento, o presidente da ABRAINC, Luiz França, enfatizou que, para manter o ritmo da atividade imobiliária, é indispensável aumentar a oferta de financiamento a custo módico não apenas em 2024, mas nos anos à frente. “Vemos ameaçadas pela falta de funding as linhas de financiamento destinadas à classe média, pois os recursos baratos oferecidos pelas contas de poupança estão em declínio – e os demais financiamentos têm custo nem sempre assimilável pelos tomadores potenciais”, apontou.
França complementou destacando que “é mandatório avançarmos no Programa Acredita, para estimular a securitização dos créditos, de maneira a permitir a reciclagem das carteiras dos bancos e emissão de financiamento pelas incorporadoras, algo ainda pouco praticado no Brasil. Para isso é fundamental esse novo papel que será exercido pela Emgea, que foi reformulada e será uma grande protagonista nesse processo de virada de chave para que possamos avançar finalmente com a securitização”, reforçou o presidente da ABRAINC.
Durante o discurso, França defendeu, ainda, que o setor conte com um desconto de 60% na alíquota de impostos em discussão dentro da Reforma Tributária, e não apenas 20% como proposto pelo governo. Para ele, esse desconto permitirá que a carga do setor permaneça igual à de hoje. Caso contrário, haverá elevação na transição entre os modelos.
Quem também defendeu o aperfeiçoamento do modelo de financiamento imobiliário do Brasil foi o presidente da Caixa, Carlos Vieira, que afirmou a necessidade de esforços neste sentido, para evitar riscos à expansão da habitação no país.
Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal, e Luiz França
Durante a participação no Abrainc Summit 2024, tanto Carlos Vieira quanto a vice-presidente da Habitação da Instituição, Inês Magalhães, enumeraram caminhos defendidos pelo Banco para solucionar a questão. Os representantes pediram, por exemplo, a liberação de depósitos compulsórios dos bancos.
Entre as autoridades presentes ao Summit ABRAINC, o ministro de Cidades, Jader Filho, afirmou que a meta de 2 milhões de contratações de moradias pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) dentro de quatro anos, anunciada pelo governo Lula no início do mandato, tende a ser alcançada antes do previsto e caminha para ser superada. Desse total, 1,5 milhão serão unidades comercializadas pelas incorporadoras, por meio de financiamento bancário oriundo do FGTS, e outras 500 mil unidades serão contratadas e repassadas diretamente pelo governo.
Luiz França e ministro Jader Filho
Além do crescimento do mercado imobiliário, Jader Filho citou também a perspectiva de aceleração do segmento de infraestrutura. Ele apontou investimentos massivos, na ordem de R$45 bilhões em projetos selecionados para 2024 dentro do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
O ministro também afirmou que não faltarão recursos para financiar a construção de imóveis no país e que a pasta já está se articulando para aumentar o orçamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o MCMV.
Também estiveram presentes no evento: Ronaldo Cury, presidente do Conselho de Administração da Cury; Victor de Almeida, presidente-executivo do Conselho de Administração da Pacaembu; Rogério Lacerda, presidente da JHSF; Maurício Soler, CEO da Patriani; Luciano Amaral, CEO da Benx, Sandro Gamba, presidente da ABECIP, além de diretores da Ultragaz, Senior Sistemas, Wiz Corporate, Totvs, ArcelorMittal e Arisp, entre outros.
O encontro oportunizou a conversa com o governo e palestrantes renomados, debatendo o cenário atual e tendências do setor, crédito, financiamento, inovação, sustentabilidade, inteligência artificial, desburocratização dos processos de compra e venda, entre outros temas.
O Summit 2024 da ABRAINC ocorreu em novo formato, com plenária no período da manhã e cinco Salas Temáticas à tarde, com palestras simultâneas sobre soluções em Investimento e Crédito; Cidades Sustentáveis e Inteligentes; Tecnologia e Inovação; Comportamento do Consumidor e Informatização do Processo de Compra e Venda.
O evento contou, ainda, com apresentação de estudos e pesquisas inéditos, como “Tendência e Comportamento do Consumidor” e “Evolução e Impactos do Mercado Segurador”.
O Summit ABRAINC 2024 contou com os patrocínios Diamante, da Caixa Econômica Federal; Platinum, da ArcelorMittal, B3, Totvs, Ultragaz e Wiz Corporate; Ouro, da Atlas Schindler, Brain Inteligência Estratégica e Núclea; Prata, da Arisp, Crown e WayCarbon; e Bronze, da Senior.
Fotos: Agência Utopc/ABRAINC
MAIS INFORMAÇÕES
LOURES CONSULTORIA
Luciana Ferreira
luciana.ferreira@loures.com.br
(11) 9.9610-6498
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!