5 de outubro de 2023
[Conteúdo patrocinado]
A construção industrializada ganhou destaque no Brasil nos últimos anos. A tecnologia, que é adotada nos Estados Unidos, Canadá e China há décadas, se notabilizou por permitir a entrega de uma casa em horas, conjuntos habitacionais inteiros em poucos meses e hospitais em cerca de 30 dias, aliando a agilidade com precisão e sustentabilidade que só o modelo off-site (como também é conhecido) pode oferecer.
Por sua agilidade, a construção industrializada se destaca como a opção mais eficiente do mercado para acelerar o acesso à moradia e à qualidade de vida no cenário em que mais de 17 milhões de pessoas vivem em situação de déficit habitacional no Brasil. Pioneira no modelo off site na América Latina, a Tecverde tem trabalhado junto aos governos estaduais e federal para viabilizar projetos de interesse social.
Em setembro, o governo do Paraná entregou as primeiras chaves do Residencial Di Napoli, na cidade de Cascavel. Foram seis torres de 48 apartamentos, com elevador em todos os blocos. O empreendimento em wood frame foi realizado pela Tecverde, em parceria com a Construtora JN.
Os imóveis saem de fábrica praticamente prontos, já com elétrica e hidráulica instaladas. Os acabamentos, como pintura e piso, ficam a cargo da construtora. A montagem é feita com o sistema plug-and-play, que permite que os painéis sejam conectados de forma mais rápida e simples. Com o mecanismo, é possível montar uma casa por dia pronta para receber os acabamentos.
Em determinados projetos, a tipologia contratada permite maior nível de industrialização da obra, que pode chegar a 85%. Em obras modulares, os imóveis incluem instalação de louças nos banheiros e na cozinha ainda em fábrica.
A agilidade da construção industrializada também é uma vantagem para obras de urgência. Em abril, a Tecverde firmou contrato emergencial com o governo do Estado de São Paulo para 518 unidades habitacionais em wood frame em São Sebastião. O conjunto residencial vai abrigar famílias afetadas pelas chuvas que atingiram o litoral paulista em fevereiro. Desde o início da montagem das moradias, em junho, já foram montadas 20 torres de 16 apartamentos cada, totalizando 320 unidades entregues para acabamentos finais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
As possibilidades do modelo off-site não se limitam a casas e conjuntos habitacionais. Em parceria com o governo do Paraná, a Tecverde desenvolveu um projeto para revitalizar 321 salas de aula da rede pública ao longo de 2023, substituindo estruturas antigas por novas instalações em wood frame, com cada sala tendo capacidade para até 35 alunos. Ao final do projeto, mais de 32 mil alunos serão beneficiados diretamente, impactando de forma considerável a educação no Paraná.
A sustentabilidade também é um diferencial importante na construção off-site. Por não utilizar argamassa, o modelo se caracteriza como construção à seco e, portanto, permite uma redução relevante no uso da água, quando comparado à alvenaria. Além disso, os painéis são desenvolvidos em ambiente controlado, possibilitando um orçamento mais preciso, redução significativa na geração de resíduos e maior organização do canteiro.
Por serem imóveis em wood frame, garantem ainda maior desempenho térmico e acústico, isolamento que pode ser um diferencial para empreendimentos mais adensados como conjuntos habitacionais.
Foram essas especificações que contribuíram para que outra obra da Tecverde, o Pinhais Park Residence, fosse reconhecida como a primeira construção sustentável do Minha Casa Minha Vida. O residencial recebeu o selo GBC Condomínio, atestando o cumprimento de indicadores ambientais.
Concluído em 2020, o condomínio na região metropolitana de Curitiba (PR) conta com 136 apartamentos de 46 e 47m², em prédios de 4 pavimentos. O empreendimento foi contratado pela Valor Real e contou com uma equipe de, em média, 6 pessoas no canteiro que montaram cerca de 16 apartamentos por semana.
Sobre a Tecverde: Fundada em 2009 no Paraná, a companhia é pioneira na construção industrializada no Brasil e na América Latina, sendo hoje uma das maiores empresas do setor no continente. A tecnologia Tecverde garante obras até quatro vezes mais rápidas que as convencionais de alvenaria, além de serem uma opção mais sustentável. Em 14 anos de história, já são 8 mil unidades entregues e 28 mil pessoas atendidas, em 12 estados brasileiros.
Informações: Néctar Comunicação - tecverde@nectarc.com.br
[Conteúdo patrocinado Tecverde]
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!