29 de março de 2023
Tatiana Rosa Cequinel, presidente da Embraed Empreendimentos, Associada ABRAINC de Balneário Camboriú (SC), aborda em entrevista concedida para a campanha #MulheresÀObra sobre sua trajetória no setor, desafios que as mulheres ainda enfrentam na construção civil, ações afirmativas para a promoção da equidade de gênero na empresa, entre outros temas.
A campanha #MulheresÀObra, uma homenagem da ABRAINC às mulheres da construção civil, tem como intuito realçar que, a cada dia, elas ganham destaque, quebram paradigmas e mostram a toda a sociedade a sua força dentro do setor.
A presidente da Embraed conta que sua paixão e o interesse pelo setor da construção civil são heranças do pai, Rogério Rosa, que fundou a empresa em 1984. “Assumi a Presidência Executiva da Embraed em 2013, mas desde muito jovem acompanhei o crescimento da marca. Passei por vários setores da empresa durante a gestão do meu pai, procurei especialização na área da construção e conheci alguns exemplos de operação de empresas e métodos construtivos em alguns países”, explica Tatiana.
O crescimento da participação feminina no setor é tema central da #MulheresÀObra deste ano, e Tatiana e a Embraed são exemplos disso. “Dos 22 cargos de gestão existentes na Embraed, 14 são ocupados por mulheres”.
Tatiana aconselha as mulheres que desejam trabalhar no setor a buscarem formação e qualificação profissional, acreditarem em si mesmas e ajudarem outras mulheres. “A tarefa pode ser árdua em ambientes ainda dominados por homens, mas só vamos vencer essa desigualdade acreditando que podemos desempenhar as mesmas funções com o mesmo nível de excelência”, afirma.
Sobre a agenda ESG da empresa, Tatiana relata que todas as ações praticadas, assim como as iniciativas lideradas pelo Instituto Rogério Rosa, ligado à Embraed, atendem as premissas dos ODS da ONU, como “saúde e bem-estar”, "combate à fome", "educação de qualidade" e “crescimento econômico”.
Em relação a questões ambientais, ela explica que os empreendimentos da Embraed possuem sistema de coleta de água da chuva, iluminação de LED e, nos lançamentos mais recentes, ponto de carregamento de carros elétricos. “No ano passado, a Embraed se tornou a primeira construtora de Balneário Camboriú (SC) a receber a ISO 14001, certificação internacional relacionada ao sistema de gestão ambiental e realizou a compensação de emissões de Gases do Efeito Estufa das atividades relativas à operação de 2021, informa Tatiana.
Confira abaixo a íntegra do bate-papo da ABRAINC com Tatiana Cequinel:
Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória e como surgiu o interesse em atuar no setor da construção civil/incorporação imobiliária?
Tatiana Cequinel: A paixão e o interesse pelo setor da construção civil são heranças do meu pai, Rogério Rosa, que fundou a Embraed em 1984. Ele era um visionário de muita ousadia e empreendedor nato, com quem aproveitei para aprender muito. Assumi a Presidência Executiva da Embraed em 2013, mas desde muito jovem acompanhei o crescimento da marca. Passei por vários setores da empresa durante a gestão do meu pai, procurei especialização na área da construção e conheci alguns exemplos de operação de empresas e métodos construtivos em alguns países.
Sou formada em Administração de Empresas, com especialização em Negócios da Construção Civil. Quando assumi o comando da Embraed, pude colocar em prática outros conhecimentos, como a liderança de toda a organização. Com apoio de uma consultoria e um time de executivos de muita qualidade recrutados do mercado, pudemos implementar um processo de transformação da empresa, com sistema de gestão e controles mais avançados, novas tecnologias construtivas, estruturação da governança corporativa, entre outros fatores para nos preparar para uma nova jornada na história da Embraed – como o lançamento de projetos além de Balneário Camboriú. Atualmente, a Embraed tem projetos em andamento na cidade catarinense de Itapema, vizinha de Balneário Camboriú, e em Maringá, o nosso primeiro empreendimento no Estado do Paraná.
Apesar do crescimento da presença feminina no setor, os homens ainda são grande maioria na construção civil. Quais os maiores desafios que as mulheres ainda enfrentam?
Tatiana Cequinel: Por muito tempo a construção civil foi associada apenas ao canteiro de obras, área que muitos relacionam a força, trabalho pesado e perigo, com predominância de mão de obra masculina. Mas, é fato, as mulheres estão assumindo mais protagonismo no setor. E essa transformação só continuará acontecendo se abrirmos cada vez mais espaço e desenvolvermos treinamento e cursos de formação.
Os candidatos das vagas da maioria das empresas de construção ainda são majoritariamente homens, porque, tradicionalmente, as mulheres, inclusive engenheiras, acabam se concentrando em funções administrativas. Com todo o avanço tecnológico e na segurança nas construções nos últimos anos, elas também passaram e podem exercer atividades nas obras. Algumas atividades têm suas particularidades, mas é claro que toda conquista de profissionais na carreira, tanto para homens como para mulheres, depende de capacitação.
Quais ações afirmativas para a promoção da equidade de gênero nas diferentes áreas de atuação da empresa têm sido promovidas? Poderia nos citar alguns exemplos?
Tatiana Cequinel: Na Embraed, temos algumas ações afirmativas, não apenas para ampliar a presença feminina em todas as áreas e nos cargos de gestão, como para valorizar iniciativas que apoiam o desenvolvimento dos funcionários, além de assistência às comunidades nas cidades onde atuamos.
No que diz respeito à atuação das mulheres na nossa empresa, temos orgulho de como essas iniciativas abriram espaço para a valorização da força e do talento femininos nos últimos anos. Dos 22 cargos de gestão existentes na Embraed, 14 são ocupados por mulheres. Do nosso total de funcionários, mulheres respondem por 17,4% - esse percentual é bastante significativo se considerarmos que, na construção civil brasileira, estima-se que as mulheres representam cerca de 5% da força de trabalho.
Diversidade e equidade de gênero são assuntos cada vez mais relevantes para a sociedade e também para nós, assim como outros temas que envolvem boas práticas em relação ao meio ambiente, a assuntos sociais e de governança, conhecidos pela sigla ESG. Neste momento, estamos em um processo de estruturação de programas mais abrangentes, para ampliar o alcance das nossas ações e para incorporar as práticas de ESG na cultura de forma que elas se perpetuem ao longo do desenvolvimento da empresa.
Qual mensagem você pode passar para as mulheres que têm interesse em ingressar no setor da construção civil?
Tatiana Cequinel: Busquem formação e qualificação profissional, acreditem em si mesmas e ajudem outras mulheres. A tarefa pode ser árdua em ambientes ainda dominados por homens, mas só vamos vencer essa desigualdade acreditando que podemos desempenhar as mesmas funções com o mesmo nível de excelência. Costumo dizer, pela minha experiência na Embraed, que as mulheres são muito cuidadosas, precisas e atenciosas em detalhes de acabamento e decoração. Esse olhar crítico característico das mulheres é um dos nossos diferenciais no que diz respeito à percepção do cliente em relação à qualidade do serviço prestado, desde o atendimento no estande de vendas, à experiência de morar em um imóvel da marca até a entrega do empreendimento.
Aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho e nos espaços políticos é uma meta global para garantir a equidade de gênero e um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Quais ações em relação à agenda ESG já estão em andamento na empresa?
Tatiana Cequinel: Todas as nossas ações, assim como as iniciativas lideradas pelo Instituto Rogério Rosa, ligado à Embraed, atendem as premissas dos ODS da ONU, como “saúde e bem-estar”, "combate à fome", "educação de qualidade" e “crescimento econômico”. Nesses critérios, podemos trazer várias ações, mas destaco algumas delas que denotam nossa preocupação com o futuro das pessoas e com o meio ambiente. Nossos empreendimentos, por exemplo, possuem sistema de coleta de água da chuva, iluminação de LED e, nos lançamentos mais recentes, ponto de carregamento de carros elétricos.
No ano passado, a Embraed se tornou a primeira construtora de Balneário Camboriú (SC) a receber a ISO 14001, certificação internacional relacionada ao sistema de gestão ambiental. Este selo consiste em uma série de processos para diminuir impactos ambientais no canteiro de obras até o controle de licenças ambientais de fornecedores, além do uso e descarte de materiais. Há quase dez anos já possuímos também a certificação 9001, que diz respeito à qualidade da gestão.
Também em 2022, fizemos a compensação de emissões de Gases do Efeito Estufa de nossas atividades relativas à operação de 2021. Nesta iniciativa, um dos nossos grandes diferenciais foi a compensação das emissões das atividades dos nossos fornecedores, algo incomum para empresas do setor. Nesse aspecto, demonstramos a clientes e ao mercado que também nos preocupamos se nossos parceiros praticam ações sustentáveis nos seus processos para mitigar os impactos de suas atividades na natureza e no meio ambiente. É um compromisso que temos com nossos colaboradores, com clientes, parceiros e sociedade, cada vez mais exigente e consciente sobre o nosso papel e de todas as empresas no mundo.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!