12 de março de 2021
A ADVB-SP, juntamente com a Fundação Brasileira de Marketing (FBM) e o Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental (IRES) realizaram nesta sexta-feira (12) mais uma edição do tradicional Fórum de Temas Nacionais para debater as conquistas do Movimento Reformar para Mudar e suas expectativas, nesse momento em que a união e o diálogo são o único caminho para o Brasil superar a crise da Covid-19.
Criado no início de 2017, O Movimento reúne 34 entidades da Sociedade Civil Organizada sob a liderança de Luiz França, presidente da Abrainc, e Basílio Jafet, presidente do Secovi-SP. O evento desta sexta também contou com a presença do secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary.
O presidente da Abrainc, Luiz França, ressaltou durante a reunião a importância da mobilização do Movimento para a obtenção de diversas conquistas, entre elas:
França também elencou prioridades a serem defendidas pelo grupo para que o ambiente de negócios no Brasil se torne mais favorável:
O presidente da Abrainc destacou que essas reformas estruturais vão possibilitar um cenário de juros baixos de forma sustentável, atrair investimentos privados e contribuir para a geração de emprego e renda para a população.
Vacinas
Sobre a campanha de vacinação contra Covid-19, França defendeu que o setor privado faça um grande movimento para auxiliar o governo na compra de vacinas, o que foi permitido com a aprovação recente da Lei 14.125/21 pelo Congresso Nacional.
“É um ato de solidariedade aos mais vulneráveis. Nossa missão é ajudar a população brasileira e o Brasil para que tenhamos no futuro a economia que sonhamos”, afirmou o presidente da Abrainc.
Basílio Jafet, presidente do Secovi-SP, também falou sobre algumas pautas em comum defendidas pelo Movimento e destacou a simplificação tributária, redução da burocracia, segurança jurídica, privatizações e parcerias público-privadas, além do estímulo à iniciativa privada, direito de propriedade e regularização fundiária.
Jafet salientou que a série de manifestos elaborados pelas entidades do Movimento ajudaram a formar a opinião pública em defesa de pautas de interesse nacional, como as reformas estruturais, que permitirão uma melhor organização econômica do país.
O secretário de Habitação do Estado de SP, Flávio Amary, também participou do encontro e ressaltou a importância da desburocratização para o setor da Construção Civil, um dos principais motores da economia nacional. “A Secretaria tem trabalhado para desburocratizar processos e acelerar os processos de licenciamento no Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (GRAPROHAB) e na Cetesb”.
Amary destacou que a construção foi um dos setores que contribuíram para o resultado do PIB de SP em 2020, que apresentou crescimento de 0,4% mesmo em meio à pandemia, enquanto o PIB nacional caiu 4,1%.
O secretário ainda falou sobre a importância da população seguir as diretrizes do Governo de SP quanto ao isolamento social para controle da Covid-19 e pediu mais agilidade do Governo Federal para aquisição de vacinas.
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!