10 de abril de 2025
A ABRAINC teve participação de destaque na Feicon 2025, a maior feira de construção civil da América Latina, e no ENIC 100, realizado pela CBIC dentro da programação oficial da feira. Entre os dias 8 e 10 de abril, a entidade marcou presença na abertura da feira, em reuniões estratégicas e painéis técnicos com autoridades e lideranças do setor.
Na terça-feira (08/4), o presidente da ABRAINC, Luiz França, participou da solenidade de abertura da Feicon ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Jader Filho (Cidades), Rui Costa (Casa Civil), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União - AGU), do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, entre outras autoridades.
Nas conversas com o presidente Lula e ministros, França ressaltou o papel estratégico da construção civil na geração de empregos, no desenvolvimento urbano e no crescimento sustentável do país.
A comitiva presidencial também visitou a casa construída pela Pacaembu Construtora, associada da ABRAINC, instalada dentro da feira.
Segundo dia de Feicon
Já na quarta-feira (09/4), Luiz França foi um dos palestrantes da Feiconference, evento promovido pela Inovatech Engenharia. Em sua participação no painel "Dia da Resiliência", falou sobre oportunidades de negócios e investimentos no setor imobiliário, cenário macroeconômico, desafios relacionados ao funding setorial, crédito imobiliário, perspectivas de valorização dos imóveis e a confiança dos incorporadores. Apesar dos desafios, França ressaltou que o mercado imobiliário continuará em crescimento e gerando impacto positivo para toda a sociedade.
ENIC 100
Também na quarta-feira (09/4), o diretor de Assuntos Econômicos da ABRAINC, Renato Lomonaco, representou a entidade no painel sobre financiamento imobiliário do ENIC 100, também realizado na Feicon. Lomonaco abordou os desafios e oportunidades do financiamento imobiliário no Brasil, considerando o cenário econômico atual, as fontes de recursos disponíveis e as perspectivas para 2025. Estiveram presentes especialistas do setor, bancos e incorporadores para avaliar tendências, propor melhorias e garantir a sustentabilidade do crédito habitacional e imobiliário.
Além de Lomonaco, participaram do painel Celso Luiz Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP; Filipe Pontual, diretor executivo da Associação Brasileira das Entidades de Credito Imobiliário e Poupança (Abecip); e Renato Correia, presidente da CBIC.
Terceiro dia de Feicon
A agenda da ABRAINC na Feicon continuou na quinta-feira (10/4), com a presença do vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais, Cícero Araújo, e dos diretores Vladimir Iszlaji (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) e Danila Oleinik (Jurídica e Gestão de Pessoas). O trio participou de uma reunião promovida pela CBIC para discutir os impactos do Provimento CNJ 169/2024, que trouxe novas diretrizes sobre o registro único da incorporação e instituição do condomínio especial sobre frações ideais, em resposta às divergências existentes na interpretação do § 15 do art. 32 da Lei n. 4.591, de 16 de dezembro de 1964, que levantava dúvidas sobre a necessidade de um registro futuro da instituição do condomínio edilício em razão de um registro anterior da incorporação — tema de grande relevância jurídica para o setor.
Cícero, Danila e Vladimir também visitaram a casa construída pela Pacaembu na feira, acompanhados do diretor Jurídico da construtora, Victor Miranda.
Presença estratégica
A forte presença da ABRAINC na Feicon 2025 reafirma o compromisso da entidade em representar e fortalecer o setor da incorporação em diversas frentes: institucional, técnica, econômica e jurídica. Ao lado de lideranças públicas, empresas associadas e especialistas, a ABRAINC contribuiu para o avanço de pautas essenciais ao desenvolvimento do mercado imobiliário e da construção civil no Brasil.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!